sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Baú da reciclagem


Como já foi postado no blog, um dos projetos introduzidos na escola "Monsenhor Manoel Vieira" foi o de educação ambiental com ênfase nos resíduos sólidos produzidos na escola. Os bolsistas que são responsáveis de levar esse projeto pra frente são: Kevison França, Patricia Sérvulo, José Elinaldo, Risoneide Henriques e Rosângela Silva.


As primeiras atividades realizadas no mês de Agosto que já foram postadas aqui também, foi a parte da seleção dos alunos e aplicação de questionários sobre conhecimento geral e específico. 

No mês de setembro foi dado início aos estudos teóricos sobre reciclagem, coleta seletiva, quantidade de lixo produzido. Na ultima semana, no dia 20/09/2012 os bolsistas Kevison França e Patrícia Sérvulo estiveram na Escola para mais uma reunião do projeto com os alunos que estão participando. A reunião foi à tarde, entre as 14:00 e 16:30 aproximadamente.

Foi preparado para essa reunião. o "BAÚ DA RECICLAGEM". Foi uma ideia da bolsista Patricia para trazer o ar de "brincadeira" à esse processo de aprendizado. A atividade foi bem interessante, serviu para promover uma maior consciência dos alunos à respeito do tempo que um determinado material demora para se decompor no meio ambiente. 

Os bolsistas levaram um baú confeccionado com papelão e outros materiais que iam para o lixo, essa atitude já serviu de aprendizado para os alunos que viram que é possível e necessário reaproveitar esses materiais. No interior do baú haviam alguns objetos de materiais diversos. 

Os objetos foram: Garrafa plástica, isopor, pote de vidro, latinha de alumínio, folha de papel, pedaço de papelão, pilha.

Cada objeto havia uma pergunta de verdadeiro ou falso, ou uma questão discursiva. As questões eram sobre o tempo que determinado material demora pra se decompor no ambiente. 

Cada aluno pegava um material lia a pergunta e dava a sua resposta. Foi bem interessante pois promoveu um debate legal sobre o tema, as perguntas que eles não sabiam responder era discutido até a resposta ser dada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário